A Equipa

A equipa de Basquetebol em Cadeira de rodas d’”A Joanita” participa regularmente nas provas oficiais – Campeonato Nacional e Taça de Portugal – organizadas pela entidade que, de momento, organiza as competições entre equipas: a Associação Nacional de Desporto para Deficientes Motores – ANDDEMOT.
Participa, igualmente, em diversas outras provas – torneios, demonstrações e outras competições destinadas à divulgação da modalidade – ora promovidas pelo Grupo, ora dinamizadas por indivíduos e entidades (públicas ou privadas).
A equipa é composta, actualmente, por cerca de 10 jogadores, um técnico e 3 directores de equipa. É mista. Conta, igualmente, com um número ainda reduzido de voluntários e voluntárias interessadas em desenvolver a modalidade.
Na época 2007/2008, o GDR “A Joanita” classificou-se em 11º e antepenúltimo lugar no Campeonato Nacional e participou nas meias-finais da Taça de Portugal. Na época 2008/2009, a equipa classificou-se em 8º lugar da Zona Sul do Campeonato Nacional (fase regular).
Os treinos da equipa acontecem duas vezes por semana (à terça e quinta-feira), entre as 20h e as 21.30h, no Pavilhão Municipal da Ajuda da Ajuda, na Calçada da Tapada, à Ajuda, em Lisboa (a referência mais próxima é o ISA – Instituto Superior de Agronomia).
A competição é, por norma, orientada para alturas que não coincidam com afazeres profissionais e/ou escolares, acontecendo, de forma geral, aos fins-de-semana.
As garantias de bem-estar físico dos atletas são a nossa principal preocupação: assim, antes do início da época, o Grupo procede à marcação de exames físicos aos atletas no Centro Nacional de Medicina Desportiva, em Lisboa, apurando a possibilidade efectiva de esforço físico (ou mais ou menos continuado) sem prejuízo para a sua condição física e para o seu bem-estar geral. Actualmente, por força da legislação, os atletas procedem à realização destes exames em mês correspondente ao do seu aniversário.